Arquivo

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quantas vezes você se deixou levar pelos outros?

Joás perdeu a direção de Deus porque foi conivente com ideias alheias

Joás reinou em Jerusalém por 40 anos, ao lado do sacerdote Joiada. Por muito tempo ele fez de tudo para que aquele povo não perdesse a direção de Deus e, para isso, teve todo o apoio do sacerdote por ter aliança somente com homens de Deus, por limpar a idolatria do povo e restaurar o templo do Senhor (2 Crônicas 24).
Porém, quando Joiada morreu, ele se deixou levar pelas ideias dos outros reis. E tudo aquilo que ele fez para honrar o nome de Deus, deixou de lado, permitindo que a idolatria voltasse a ser introduzida na vida do povo.
Começou bem e terminou mal
Quantas histórias sabemos de pessoas que começaram bem, mas terminaram mal? Os primeiros passos foram firmes na fé com Deus, mas, por um detalhe, em determinado momento, se deixaramn levar pelas ideias de um amigo, de um grupo, de pessoas reconhecidas política e socialmente?
Mas, por que isso acontece?
- Perda do foco
Muitos pensam que ter um bom começo está diretamente relacionado a ter um bom fim. Mas isso não existe. O que existe é ter foco e não perder a direção. E o que nos faz perder o foco? A falta de ensinamento espiritual, a falta de interesse em saber mais sobre Deus e ver em outros lugares motivações pessoais, até mesmo financeiras, aparentemente melhores do que naquele caminho que o Senhor nos indicou para trilhar.
Não é difícil perder o foco, ainda mais com tantas oportunidades e tentações que o mundo oferece nos dias atuais. Se um passo é dado fora do caminho, teremos que dar dois para voltar a ele.
- Ter alianças deturpadas
Se comprometer, ter alianças com pessoas que não creem no mesmo Deus que você, também é uma forma de sair da direção de Deus. Isso não significa que temos que nos isolar, pelo contrário, temos que andar sim com outras pessoas, para dar testemunho de quem é Deus, mas não nos envolvermos com suas crenças e ideias.
O diabo age sorrateiramente nas amizades, nas relações interpessoais, principalmente se a pessoa não está vigilante em suas atitudes e ações. Por isso, é preciso muita saberia ao ter elo de amizade com quem não crê em Jesus.
- Deixar- se levar
Quem perde o foco e ainda não é sábio ao fazer alianças com quem não tem a mesma fé, facilmente se deixa levar e coloca todo o trabalho e dedicação a Deus em jogo.
Tudo é perdido. O testemunho dado, as ações de amor, a servidão a Deus, tudo é jogado fora quando nos deixamos levar pelas ideias idólatras de outras pessoas, pela ganância desenfreada, pela vaidade, pelo afã de ter mais e mais poder e reconhecimento.
Isso tudo nos rouba da direção que Deus nos colocou.
Não termine mal
Por isso, se você está na fase de servir ao Senhor, de acabar com a idolatria dos homens, de arrumar o templo do Senhor, fique atento e não se deixe levar pelas ideias daqueles que não possuem a mesma fé.
Você não precisa e não deve terminar como Joás, que deixou tudo para trás, tudo o que tinha feito por Deus, porque foi persuadido por outras pessoas. Seja como o sacerdote Joiada, que até o fim da sua vida serviu a Deus, e não a homens, e deixou seu legado.
Não perca a direção. Que Jesus seja o foco da sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário